terça-feira, 16 de agosto de 2016

VOCÊ SABE COMO SÃO FEITAS AS COLIGAÇÕES NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS?


O ambiente político no Brasil é bem heterogêneo. Um partido que  pode  ser  o  dominante  em   uma   cidade   pode     ser insignificante    em    um   município   vizinho.  Cabe  a  estes partidos   que  não  detém  grande  parte do poder político se juntarem a outros para conseguir ganhar as eleições. Esta é a  principal  motivação  de  uma  coligação:  ter  mais força e espaço  durante a campanha  eleitoral  para  poder  ter  mais condições de ganhar uma eleição.
Mas cuidado, coligações não podem ser feitas de qualquer forma!
Há sempre a preocupação de não coligar com políticos com ideologias muito adversas, mesmo que através de uma pesquisa eleitoral identifiquemos um perfil complementar dos candidatos, a população nunca aceitará que duas pessoas que sempre foram como água e vinho, situação e oposição, por exemplo, se unam. Certamente um dos lados sairá perdendo. As coligações podem ser feitas com a formulação da chapa que vai concorrer as eleições. Ex: candidato a prefeito do partido A + candidato a vice-prefeito do partido B. Elas também podem ser formadas com vereadores que apoiam o prefeito. Ainda há a negociação de partidos que apoiam a coligação conseguir alguma secretaria se a chapa for vencedora nas eleições. Tudo é válido, se a pesquisa eleitoral indicar um aumento significativo de intenções de votos. Mas cuidado de novo: sempre deve haver coerência. Há grandes problemas a serem resolvidos na hora de uma formulação de coligação política. O primeiro deles é ideológico. É preciso verificar se a junção de dois ou mais partidos com plataformas e estatutos tão diferentes não acabem causando uma rejeição no eleitorado. Outro problema é na hora da própria negociação dos cargos. Todo mundo quer os melhores cargos. Então é preciso muita negociação para conseguir se chegar a um acordo de quem será candidato ao cargo eletivo, a vice e quem só ajudará na eleição ao executivo. Sabe o que pode ajudar nesta decisão? Claro, as pesquisasComo as pesquisas ajudam a resolver problemas de coligação
No caso do problema de coligações com ideias distintas, uma pesquisa para ver a reação do público em relação a isso pode ser muito importante na hora de decidir se faz ou não uma coligação. A melhor pesquisa neste caso seria uma enquete para ver o que as pessoas pensam da união de partido A+B e do índice de aceitação e rejeição dos pré-candidatos. O estudo da imagem nesse caso, de acordo com o perfil do eleitorado, é essencial!
No segundo caso, a questão pode ser resolvida com uma pesquisa de popularidade. Obviamente, o partido que tiver mais força no município deve ter o candidato a prefeito. Uma enquete para saber qual é o candidato mais adequado pode ajudar a resolver esta discussão.


DO AMIGO EDY!

Nenhum comentário:

Postar um comentário