domingo, 28 de agosto de 2016

UTILIDADE PÚBLICA-PROTESTO - MUANÁ- MORADORES DA COMUNIDADE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA PRÓXIMO AO LIXÃO!




                                         







NA manhã deste domingo dia 28 de agosto de 2016 os moradores da comunidade nossa senhora de Fátima protestam contra o lixo dispersado pela prefeitura próximo as margens da via pública e a comunidade citada a cima.Em visita ao local destinado pela Prefeitura Municipal para despejar o lixo do município (o lixão) a muitos anos atrás, constatei que não é só os moradores DA COMUNIDADE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA daquela área que estão em risco. É toda a sociedade muanense!,
O local não  está cercado de lixo impróprios. E o mais grave é que o local é totalmente aberto, possibilitando a entrada de crianças e de qualquer outra pessoa, com isso contraindo diversas doenças! Encontrei material descartado de toda espécie: desde caixas de papelão do comércio, roupas a restos de comida. Mas o que mais me chamou a atenção foi ter encontrado lixos que NE, deveria ser disperso nesse local que é próximo a via e casas de moradores da comunidade nossa Senhora de Fátima.
Mesmo Alei ter entrado em vigor no dia 2 de agosto,a Lei nº 12.305/10, que dispõe sobre a liberação de recursos para Estados, Municípios, Distrito Federal e consórcios públicos, destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos. A norma estabelece que o Governo Federal só poderá liberar investimentos, mediante a apresentação dos respectivos planos de resíduos sólidos.
O Artigo 26 desta Lei é clara: "O titular dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos é responsável pela organização e prestação direta ou indireta desses serviços, observados o respectivo plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos, a Lei 11.445/2007, e as disposições desta Lei e seu regulamento."
O que esses moradores que pagam seus imposto e cientes de suas obrigações querem que a Prefeitura coloque em prática o que é de responsabilidade do Município.Não podemos continuar com uma cidade suja e principalmente, ficarmos vulneráveis aos problemas causados pelo lixão. O lixo quando descartado de forma incorreta causa diversos danos a saúde e ao ambiente. Ele propicia um ambiente favorável para a proliferação de transmissores de doenças, além de a sua decomposição liberar metano (gás altamente inflamável, péssimo odor e principal agente do efeito estufa). Outro problema é a contaminação do solo pelo chorume (líquido escuro do lixo), ele pode atingir lençóis freáticos, rios e córregos, levando a contaminação para os recursos hídricos. Neste caso, os peixes podem ser contaminados e, caso a água seja usada na irrigação agrícola, a contaminação pode chegar aos alimentos (frutas, verduras, legumes, etc).
Os lixos alem de ter coisas que não presta também traz muitos hospedeiros como ratos baratas e outros bichos, a urina do rato faz mal pro homem e onde tem lixo mal cuidado tem rato coisa morta bactérias e outras porcarias.
Segundo os moradores foi assinado um documento pela secretaria de administração de Muaná, QUE ATÉ O DIA 15/08/2016, QUE IA SER FEITO O TRABALHO DE INTERRAR E REMANEJAR O LIXO DA ARÉA e resolver o problema , como mostra documento acima, mas até o momento a prefeitura sequer se manifestou sobre a grave situação e com isso levando esses moradores afetados diretamente a prostetar de maneira pacifica ,que é um direito assegurado por lei, pela falta de compromisso com a coisa pública e que os mesmo vão continuar esses atos de protesto até que a solução seja sanada, pois eles dizem que é obrigação da prefeitura em cuidar dos serviços de urbanização do Município. E eles não querem saber quem vai governar o Município nos próximo 05 anos. ELERS APENAS QUEREM VIVER COM DIGNIDADE,RESPEITO E TER QUALIDADE DE VIDA PARA COM SUAS FAMÍLIAS.

"SÓ LEMBRANDO QUE AS LEIS SÃO ESSENCIAIS PARA DEMOCRACIA FAZER SENTIDO - QUE SEJAM CUMPRIDAS"

DO AMIGO EDY GOMES!


Nenhum comentário:

Postar um comentário