sexta-feira, 3 de junho de 2016

ENTENDA A MANUTENÇÃO E BLOQUEIO DOS REPASSES DOS RECURSOS FINANCEIROS X RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO

Analise abaixo a situação em que há suspensão e condicionamento das transferências constitucionais – Art. 12, 13 e 16 do Decreto nº 7.827/2012.Clique na imagem para melhor visualização.


Analise abaixo a situação em que há suspensão das transferências voluntárias – Art. 18 do Decreto nº 7.827/2012. Clique na imagem para melhor visualização.

Por fim, entra-se na análise orçamentária e financeira de forma mais detalhada. A tela seguinte trata da utilização dos recursos, por bloco de financiamento do SUS, quais sejam:


São ainda tratados outros indicadores financeiros importados do Siops que permitem ao ente federativo analisar o nível de desempenho da gestão no que tange à aplicação dos recursos financeiros no âmbito da saúde, à receita própria ou transferências intergovernamentais. Clique na imagem para ampliá-la:



A próxima etapa é o informe de diretrizes, objetivos, indicadores e metas do Sispacto para fins de análise de desempenho por parte do gestor, conforme ilustração abaixo. Clique para ampliá-la:








Ao final do tópico é ainda solicitado ao gestor fazer uma avaliação geral das diretrizes, com seus resultados alcançados, destacando os motivos que possibilitaram ou não o alcance de suas metas.
Para entes federados que já tenham firmado o Coap, aparece ainda uma tela com campo de texto para análise geral.
Na figura abaixo podemos observar o fluxo da informação dos entes federados aos respectivos CONSELHOS DE SAÚDE, e destes ao público em geral. Lembrando que até 30 de MARÇO de cada ANO os gestores deverão encaminhar eletronicamente o RELATÓRIO DE GESTÃO PARA APRECIAÇÃO em seus CONSELHOS DE SAÚDE.



O relatório Anual de Gestão (RAG) deverá ser elaborado em conformidade com a PAS indicando possíveis necessidades de ajustes no Plano de Saúde. Esse Relatório pode ser usado nas ações de auditoria e controle. O RAG é produzido por meio de apoio ao Relatório de Gestão ( SARGSUS), desse modo o gestor produzirá seu relatório eletronicamente e também por meio eletrônico enviará ao CONSELHO DE SAÚDE "SE FOR ATUANTE", PARA APRECIAÇÃO. Entenda com a figura abaixo a arquitetura funcional do SARGSUS.




CONSELHEIROS MUNICIPAL DE SAÚDE DE MUANÁ É BOM SE INTEIRAR E ENTENDER DE UMA VEZ POR TODAS QUE HOJE VIVEMOS CERCADOS DESSA IMENSA TECNOLOGIA E APRENDIZADO QUE NOS É CONCEDIDO ACADA MOMENTO DENTRO DE NOSSAS PROFISSÕES COMO COLABORADORES DO CONTROLE SOCIAL NESSE MUNICÍPIO, DE FORMA SOBERANA.

DO AMIGO EDY GOMES!



Nenhum comentário:

Postar um comentário