terça-feira, 6 de janeiro de 2015

DEZ MUNICÍPIOS DO MARAJÓ RECEBERÃO RECURSOS DO PMAQ


Afuá, Breves, Cachoeira,Chaves, Curralinho, Melgaço, Muaná Portel, Salvaterra e Soure.


O PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica) é o programa de valorização dos servidores da saúde com o objetivo de estimular e valorizar o profissional de saúde que atue em equipes multiprofissionais no âmbito da Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família. É um valor repassado de acordo com a avaliação semestral de cada equipe, e têm determinadas metas que as equipes tem que realizar. A forma de repasse da verba é por equipe e é de acordo com o nível ou pontuação, então de acordo com com o nível e pontuação que inicialmente é repassado determinado valor por equipe, e na pontuação/nível máximo é repassado outro valor, também por equipe, quando a avaliação chega em 100% que é muito difícil atingir esse patamar. Esse valor é dividido IGUALMENTE, entres os profissionais, isto é, sem distinção de cargo, então tanto um médico como um agente receberia de forma igualitária a divisão desse benefício.

Quais os profissionais que são beneficiados?
 Todos os Profissionais da Atenção Básica. Equipes de Saúde da Família. Médico; Enfermeiro; Técnico de Enfermagem; Agente Comunitário de Saúde; Cirurgião Dentista; Técnico de Saúde Bucal (TSB); Auxiliar de Saúde Bucal (ASB);
A questão dos Agentes de Combate às Endemias para serem incluídos no PMAC ainda estão sendo discutidas, já que na maioria dos municípios esses profissionais não integram o PSF (Programa de Saúde da Família)

Fonte: Jornal dos ACS

DO AMIGO EDY!


Nenhum comentário:

Postar um comentário