quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

UM POUCO SOBRE CONTROLE SOCIAL

O Controle social - O papel da sociedade na gestão do SUS
Quando se fala de controle social no SUS, está se falando, fundamentalmente, do papel dos Conselhos de Saúde. É neles que se dá a participação da comunidade na fiscalização e na condução das políticas de saúde, garantida a partir da Lei Federal n° 8.142, de 28/12/1990, que instituiu os Conselhos e as Conferências de Saúde como instâncias de controle social do SUS, tanto a nível federal, estadual e municipal.
A participação das entidades e movimentos representativos da sociedade na definição das políticas de Saúde, na gestão e controle de sua execução, contribui para garantir o cumprimento da lei do SUS, tornando-o democrático e representativo.
A criação dos Conselhos de Saúde não é apenas uma exigência legal, mas sim a garantia de que a sociedade deixe de ser apenas usuária dos serviços de saúde e passe a atuar como o agente que transforma, efetivamente, os serviços de saúde de acordo com a realidade de cada município.
Ao assumir a função de Conselheiro o cidadão tem o dever e a responsabilidade de lutar pela promoção da saúde individual e coletiva.

Para que o Conselheiro cumpra o seu papel ele deve estar preparado, conhecendo a legislação do Sistema Único de Saúde - SUS, conforme a Lei Federal nº.8080/90, a Lei Federal  nº. 8142/90 e Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº333 /2003.

DO AMIGO EDY!

Nenhum comentário:

Postar um comentário