sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE.

Todo município deve elaborar um Plano Municipal de Saúde
O Plano de Saúde nada mais é que o documento de intenções políticas, de diagnóstico, de estratégias, de prioridades e de metas que deve ser submetido, obrigatoriamente, na íntegra, aos Conselhos de Saúde, correspondente a cada nível de gestão do SUS.
Pacto pela  saúde
O Pacto pela Saúde é um conjunto de procedimentos no SUS pactuado entre as três esferas de gestão (União, Estados e Municípios) com o objetivo de promover inovações nos processos e instrumentos de gestão, visando alcançar maior e­ ciência e qualidade das respostas do Sistema Único de Saúde. Ao mesmo tempo, o Pacto pela Saúde rede­fine as responsabilidades de cada gestor em função das necessidades de saúde da população e na busca da equidade social.
Financiamento
O SUS – Sistema Único de Saúde é custeado por todos nós através dos impostos recolhidos pelo governo.
Segundo os artigos 196 e 198 da Constituição Federal, o ­ financiamento do SUS,é responsabilidade comum da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
Na Lei 8080/90, determina que os recursos ­financeiros do SUS, sejam depositados em contas especiais (Fundos de Saúde) em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob ­ fiscalização dos Conselhos de Saúde e transferidos automaticamente a partir da receita efetivamente arrecadada e distribuídos para os fundos.

  • Fundo Nacional de Saúde – Recebe recursos da União para cobertura das ações e serviços de Saúde a serem executados pelo SUS (ver art. 33 e 34 da Lei 8080/90).
  • Fundo Estadual de Saúde – Recebe recursos próprios do governo estadual e os repassados pela União. A administração deste é de competência do Secretário Estadual da Saúde, e a sua aplicação é fiscalizada pelo Conselho Estadual de Saúde.
  • Fundo Municipal de Saúde - Recebe recursos próprios do município e os repassados pelo Estado e União. A administração municipal deste é de competência do Secretário Municipal de Saúde, e a sua aplicação é ­ fiscalizada pelo Conselho Municipal de Saúde.
DO AMIGO EDY!

Nenhum comentário:

Postar um comentário