sábado, 25 de janeiro de 2014

6ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MUANÁ 2014










  Com o objetivo de abrir espaço para uma discussão para o aprimoramento da saúde pública, foi realizada quinta-feira (23) e sexta –feira (24) de janeiro de 2014 a 6ª Conferência Municipal de Saúde de MUANÁ, reunindo gestores, trabalhadores da área, usuários do sistema público de saúde e comunidade. Os tema  da conferência foi: PRINCÍPIOS GERAIS DO SUS;CONTROLE SOCIAL COMO ELEMENTO DE MUDANÇA E BENEFÍCIOS DO CONTROLE SOCIAL AO SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE. 
    A programação foi organizada conjuntamente entre Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde.
A iniciativa foi aberta ao público e aconteceu no auditório do CRAS. 
  Na quinta feira 23, o credenciamento começou a partir das 9;00hs. Em seguida, foi feita a abertura oficial.
No período da manhã  aconteceu as palestras:
1- PRINCIPIOS DO SUS ( COM O PALESTRANTE GERSON DUMONT – CES – CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE). 

2- CONTROLE SOCIAL (COM A PALESTRANTE JOSILENE DOS SANTOS –CES – CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE).

  No horário da tarde foi  feito a divisão dos grupos para os debates dos temas expostos. Onde ouve a discussão dos grupos,sendo que ao debaterem o tema escolhido foi concretizada diversas propostas, com isso finalizando os trabalhos do dia 23.


No dia 24 pela manhã houve a plenária geral para leitura das propostas dos grupos para serem trabalhadas  nos próximos dois anos como prioridades pela prefeitura X secretaria de saúde. Logo em seguida foi feita a leitura para a plenária do regimento eleitoral proposto pela comissão organizadora e submetido ao plenário da 6ª conferência municipal de saúde para aprovação.  Sendo aprovado pela plenária seguiu para votação para eleger as entidades que irão concorrer ao conselho municipal de saúde de Muaná. Depois da eleição e divulgação das 6 entidades vencedoras, a secretária de saúde agradeceu a presença de todos e finalizou o evento.
  Os conselheiros(as) que irão está a frente do conselho municipal de saúde de Muaná nos próximos dois anos terá o dever de prestarem contas de suas atividades  a sociedade Muanense,sendo um dos pressuposto básico do acesso a informação dentro do controle social.
  No conselho esperamos que cada membro represente de fato o seguimento que pertence e não se limite a da as suas próprias opiniões. A decisão do conselho de saúde sem duvida alguma será o grande resultado de uma negociação politica que exige representatividade de seus membros,o respeito a pluralidade democrática e somar esforços cada vez mais precisos pelo SUS.


DO AMIGO EDY!

Nenhum comentário:

Postar um comentário