segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

UM ANO COM MOBILIZAÇÃO E LUTA.

 
Sérgio Goiana - Coordenador geral do Sindsep-PE, diretor da CUT-PE e apoiador incondicional da luta dos Agentes de Saúde no Brasil.


“Eu sempre considero como positivo um ano com mobilização e luta”

O ano de 2013 foi marcado pelas manifestações de rua, quando a população passou a cobrar mais qualidade nos serviços públicos. O Sindsep-PE, que sempre defendeu essa bandeira, esteve presente nos protesto, defendendo os servidores federais. A partir de hoje, o Garra estará publicando trechos de uma entrevista com o coordenador geral do Sindsep, Sérgio Goiana, fazendo um balanço da luta da categoria em 2013.


O SINDICATO E OS SERVIDORES

O Sindsep manteve, como um dos principais sindicatos da base da CUT a nível nacional, a luta pela responsabilidade, autonomia e liberdade sindical e continuou brigando na defesa política e jurídica de seus associados, pois acreditamos que a organização da classe trabalhadora é fundamental para que possamos continuar resistindo e lutando pelas transformações que esse país necessita. Nesse sentido, realizamos várias mobilizações durante o ano de 2013, tanto as que foram chamadas pela Condsef quanto as convocadas pela CUT.  Foram essas mobilizações que impediram a retirada de vários direitos conquistados pelos servidores ao longo dos anos.  Também participamos das mobilizações promovidas pelos movimentos sociais organizados e cobramos do governo o maior respeito ao servidor público. Lembrando que as grandes mobilizações que tivemos no meio do ano apontaram os serviços públicos como sendo o ponto crítico no Brasil atual. A não prestação de serviços de qualidade por parte dos diversos governos levou muita gente às ruas para cobrar mais investimentos em transporte público, educação, saúde, habitação, saneamento, entre outros serviços essenciais ao bem estar do brasileiro.  Quero destacar que nós do Sindsep já fazemos essa cobrança há vários anos. Além das mobilizações de rua, tivemos conquistas na Justiça, como o resgate da gratificação do Artigo 192 para os associados do sindicato. Essa gratificação foi conquistada para aqueles servidores que se aposentavam e não tinham uma referência a mais em sua carreira. Ao se aposentar, ele garantia 20% do valor do seu vencimento na aposentadoria. Mas o governo havia modificado a legislação e não só diminuiu o valor do percentual, como queria que os servidores devolvessem a diferença do que já havia sido pago. Também promovemos debates com temas nacionais e, levando em consideração que não devemos deixar a luta de lado, mas também devemos valorizar os momentos de lazer, realizamos a comemoração dos 24 anos do sindicato e a confraternização do Dia do Servidor Público, dois momentos de diversão e confraternização da categoria.


O QUE FALTOU EM 2013

Eu sempre considero como positivo um ano que terminamos com o propósito executado do ponto de vista de mobilização e de luta. Evidentemente que terminamos 2013 com algumas pendências, principalmente no que se refere à regulamentação da negociação coletiva no setor público. Essa foi uma expectativa que tínhamos para esse ano, era o grande objetivo dos servidores públicos em 2013. Também não tivemos avanço na campanha salarial deste ano. O governo manteve a sua posição de que já tinha discutido um calendário de reposição em três parcelas, 2013, 2014 e 2015. Mas nós avaliamos que o que ficou acertado com o governo foi consumido pela inflação. Por isso, defendemos a antecipação do valor de 2015 para 2014, no reajuste que acontecerá no próximo mês de janeiro. Mas o governo não sinalizou de forma positiva. O pior é que esses reajustes estão sendo feitos via gratificações. Sendo assim, são reajustes que o servidor leva para a aposentadoria pela metade, tendo um prejuízo de praticamente 50%. Mas não vamos desistir.  

*Por Sérgio Goiana - Coordenador geral do Sindsep-PE e diretor da CUT-PE. 


Divulgação: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS
Uma mega rede voltada aos Agentes de Saúde (ACS e ACE)  
MNAS no MSN: MNAgentesdeSaude.groups.live.com  
Canal no YouTube: www.youtube.com/mobilizacaodosacs  
No Facebook: www.facebook.com/groups/agentesdesaude   
No Grupo Yahoo!: br.groups.yahoo.com/group/agentedesaude   
Ferramenta no Inforum: Fórum no Inforum   
Blog da MNAS e Jornal dos ACS/ACE: www.agentesdesaude.com.br
Fonte: sindsep-pe.com.br 

DO AMIGO EDY!

Nenhum comentário:

Postar um comentário