segunda-feira, 27 de maio de 2013

PARA REFLETIR!

Hoje em dia muito se comenta sobre a “falta de valores” na sociedade, criam teorias, protesta-se por uma sociedade com mais “valores”. Chegamos a um nível absurdo onde constatamos que a própria vida, o bem mais importante que temos, não tem mais valor algum, podendo a qualquer momento ser trocada por um par de tênis em um assalto. Nossos filhos, tanto adolescentes como as crianças, não têm mais o hábito da leitura, manter-se focados por 15 minutos em uma atividade então é coisa rara hoje em dia, exceto, claro, as relacionadas com a internet. Têm dificuldades de aprendizagens, não respeitam mais a família e muito menos a si próprios. Seria essa situação uma decadência social? Precisamos voltar a ser uma sociedade de valores, onde haja cuidado pelo ser humano, na mais profunda ética. Será isso ainda possível? Ou essa mudança seria um fato e a única coisa que podemos fazer é aprender a lidar com a mesma? Quando falamos dessa “perda de valores”, estamos nos referindo à falta de um comportamento individual do ser humano mais ético, adicionado a outros comportamentos que de alguma forma agridem o hoje e o amanhã, como a falta de respeito com o próximo, agressão por fatos fúteis, priorização econômica em relação ao ser humano, dentre outros. Com isso, estamos aos poucos dissolvendo valores que antigamente eram importantes para o funcionamento da sociedade, como ética, moral, família, amizade e outros e passamos a viver em um mundo completamente individual (cada um por si), onde acabamos experienciando aquilo que chamamos de “falta de valores”.

Hoje julgamos as pessoas pela etnia, pelo o que elas ouvem, pela função e valor que recebem em seus empregos, pelo valor de suas contas bancárias, pelo fato de como se vestem, dentre outras diversas formas de julgamentos e acabamos esquecendo o que realmente é importante, ou seja, caráter, honra, honestidade, ética, moralidade e etc. Há hoje no mundo um enorme desrespeito com as pessoas de um modo geral e que cada vez mais crescente, fazendo com que o mundo viva uma guerra continua. Perdemos nossa essência, não temos mais vontades próprias, somos facilmente manipulados pelas mídias em gerais, o que acaba nos tornando ainda mais individuais só que esquecemos, que nossas atitudes querendo ou não influenciam nosso meio social, ainda que seja de modo discreto. O mundo está esquecendo o amor e a solidariedade e com isso, está trazendo a ganância, o sofrimento. Estamos vivemos em um mundo sem regras e preceitos, mas desde quando isso é bom?

Jean-Jacques Rousseau dizia: “O homem é bom por natureza. É a sociedade que o corrompe”, mas no fundo acho que seria ao contrário, afinal, é o homem que passa a ter um comportamento individual e a se separar da sociedade como um todo, pensamento apenas em si mesmo, em busca da vantagem pessoal, tal como prescreve, pragmaticamente, a “Lei de Gerson”. Sem afirmar e defender os valores fundamentais de nossa sociedade, essa crise de valores irá existir por um longo tempo e continuaremos a viver em uma sociedade sem valores e sem escrúpulos.
 


DO AMIGO EDY!

Nenhum comentário:

Postar um comentário