sábado, 16 de fevereiro de 2013

Seicom debate com prefeitos plano de ação para incentivar geração de emprego



Eunice Pinto/ Ag. Pará
O titular da Seicom, David Leal, vem recebendo prefeitos de todos os partidos para debater um plano de aproveitamento das potencialidades de cada município na geração de emprego

Uma das principais preocupações dos prefeitos eleitos em outubro de 2012 é aumentar a geração de emprego e renda para a população em idade ativa, aproveitando as potencialidades econômicas identificadas em cada município. A meta tem sido reforçada por gestores municipais nos encontros realizados na Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom). Uma equipe técnica do órgão discute alternativas simples e viáveis, capazes de fortalecer a economia local.
A situação relatada pelos atuais gestores de sete prefeituras, que estiveram em janeiro na Seicom, ainda expõe a realidade de municípios carentes e a acentuada queda na participação dos setores de comércio e serviços. Também persiste a dependência de repasses das verbas do Estado e governo federal para manter a máquina municipal e os serviços básicos para a população.
A agenda de reuniões com os prefeitos e secretários está aberta a todos os partidos interessados em discutir alternativas para enfrentar esses entraves, conforme determinou o governador Simão Jatene.
Para agilizar as decisões e encaminhamentos, a Seicom tem convidado para as reuniões os titulares e técnicos de outras secretarias, que podem colaborar no esforço institucional das áreas de indústria, comércio, serviços e mineração.
Programas - Uma das secretarias que vêm participando dos encontros é a de Estado de Agricultura (Sagri). Segundo o diretor de Agricultura Familiar, Paulo Pedroso, a Sagri já mapeou as necessidades dos municípios, por região, e pode colaborar nessa área com alguns programas.
“Um deles, o de apoio estruturante, tem um kit com motocicleta, carro, computador e atendimento técnico”, ressaltou Pedroso. O diretor também explicou as linhas gerais de ação de outros programas do governo estadual, como o de apoio tecnológico destinado à cadeia produtiva, voltado ao fomento e à modernização da agricultura familiar, com incentivo ao fornecimento de sementes para sistemas agroflorestais.
O técnico destacou o programa “Caminhos da Produção”, destinado à recuperação de estradas vicinais, que inclui o aluguel de máquinas para as obras, e o “Água Boa”, para combater os eventuais períodos de seca que ocorrem nas regiões do Marajó e Baixo Amazonas, com a construção de açudes e barragens.
Guilado Lobo, representante da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PA), sugeriu aos prefeitos que incentivem a organização rural, para facilitar o estabelecimento de cooperativas, visando a multiplicação da produção e a redução da interferência dos atravessadores. Ele citou o caso da elevação do preço da farinha, um problema que, ressaltou, por ser enfrentado com a criação de cooperativas de produtores.
As prefeituras interessadas em se habilitar aos programas devem se cadastrar, com documentos específicos, e apresentar um plano de trabalho com ações de curto, médio e longo prazo.
Os representantes dos sete municípios pediram apoio técnico às potencialidades já identificadas, a exemplo da pesca, que necessita de ordenamento; do cacau, cultura em que o Pará é o segundo maior produtor do país; da pecuária, visando a criação de gado leiteiro; da madeira, para o aproveitamento dos resíduos das serrarias, agricultura, comércio e serviços.
A maior expectativa dos gestores é a execução de ações estratégicas nessas áreas, em parceria com as secretarias estaduais, para que possam reduzir o desemprego.
Plano específico – Uma das recomendações imediatas do titular da Seicom, David Leal, à equipe da Secretaria, é a elaboração de um plano de ação específico, com base no diagnóstico da socioeconomia dos municípios, com as necessidades e problemas destacados pelos prefeitos.
O documento será compartilhado para receber sugestões da Sagri, Emater e outros órgãos do governo estadual, quando forem solicitados pelos gestores, que voltarão à Seicom após o Carnaval.
Outras iniciativas paralelas da Seicom serão trabalhadas pelas diretorias de Indústria, Comércio e Serviços e Mineração, como o apoio às pequenas e médias empresas e o ordenamento da chamada “mineração social”. O governo, informou o secretário, tem um projeto para organizar o setor, devido a sua importância econômica e social, já que inclui as atividades que exigem cerâmica, argila e extração de areia.
Sem ideologia - A iniciativa dos encontros com os prefeitos dos municípios, segundo David Leal, “está muito acima de qualquer ideologia ou cor partidária”. Ele já recebeu na Seicom, em janeiro, gestores de Bragança (PT); Canaã dos Carajás (PMDB); Eldorado do Carajás (PPS); Goianésia do Pará (PR); Jacundá (PT); Pacajá (PSB) e Santarém (PSDB).
“Na série de reuniões que aconteceram no início do ano, o próprio governador Simão Jatene fez questão de estimular os secretários a fazer esse diálogo com os novos gestores. Mas é bom relembrar que os prefeitos precisam se planejar para executar as tarefas pontuadas nesses encontros. Devem ousar mais para agregar valor ao que é produzido em seus municípios. Nisto, eles terão todo o nosso apoio e das demais secretarias estaduais”, frisou David Leal.
http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=117500
DO AMIGO EDY!

Nenhum comentário:

Postar um comentário