sábado, 2 de fevereiro de 2013

GESTÃO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO


Em tempos de grandes revoluções, precisamos criar soluções práticas, rápidas e modernas. A segurança das informações das empresas,secretarias em geral,prefeituras etc..., governo e as suas estão em xeque, é preciso investimento, educação e conscientização, pois com o avanço da tecnologia, se continuar essa onde de ataques cibernéticos, vamos entrar num estado caótico.
As empresas,secretarias, pequenas acham que não necessitam investir em segurança, mas estão muito enganadas, as informações gerenciais são primordiais para garantir que as instituições funcione, sem informações para processar suas tarefas e rotinas diárias, as secretarias estão fadadas ao fracasso, pense bem nisso.
O que precisa ser entendido é que, ter um posicionamento reativo, com investimento em segurança apenas após uma grande catástrofe, pode causar perdas irreparáveis. A capacidade de prever e evitar riscos, ao invés de, reagir e dar continuidade ao trabalho deve ser uma prioridade das empresas. A área da segurança da informação precisa estar alinhada com o objetivo de negócio e saber todo o seu funcionamento, o que será feito, os produtos novos que serão lançados, ferramentas e tecnologias que serão usadas, para que o gestor de negócios seja capaz de entender os riscos e, assim, poder controlá-los. A gestão de segurança da informação precisa ser implantada, seja ela de qualquer porte, isso é primordial para o sucesso e crescimento.
Os ataques a sites e órgãos públicos estão cada vez mais intensos, isso mostra que é preciso investir em segurança da informação. O último ataque ocorreu no fim de julho, no pará, que tiveram mais de 200 arquivos PDF divulgados pelo grupo com informações dos gastos e contas do governo municipal.

Nos últimos meses ocorrem vários outros ataques, os hackers (ou crackers). Segundo informações da mídia, eles possuem o objetivo de divulgar informações sobre corrupção e não roubar dados, mas sabemos que para isso é só um passo.
É preciso incentivar boas práticas de segurança da informação, através de treinamentos , conscientização dos colaboradores sobre os problemas que podem ocorrer com a má utilização da internet. As escolas, a família e a sociedade em geral precisam buscar meios de garantir educação para os cidadãos, para que eles saibam desde pequenos que as ferramentas tecnológicas precisam ser utilizadas com cautela, para que no futuro sejam pessoas mais conscientes e prevenidas.
As instituições precisam criar políticas e regras eficientes para garantir que seus ativos de informação estejam seguros, uma política de segurança da informação já é o começo. A contratação de pessoas capacitadas é importante também.

DO AMIGO EDY!

Nenhum comentário:

Postar um comentário