terça-feira, 18 de dezembro de 2012

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE MUANÁ


         O conselho Municipal de Saúde de Muaná ao invés de ficar de braços cruzados em achar que não está acontecendo nada na saúde no Município,deveria no mínimo visitar os posto de Saúde e verificar que os mesmo estão em péssimas condições de atendimento ao público e aos próprios funcionários que trabalham desenvolvendo suas atividades nos postos de saúde de Muaná. É só chegar no POSTO NAZARÉ e constatar que o mesmo ainda não tem estrutura para receber clientes-usuários e funcionários,o posto não tem energia elétrica,e mesmo assim houve uma mudança repentina do antigo local,mudança essa que está causando deficiência no atendimento ao público,a falta de medicamentos,anestésico para procedimentos odontológicos,são as principais reclamações dos usuários do sistema.
          O posto da Rua Nova também apresenta problemas quanto a sua estrutura.O dentista do Amarino de Almeida está atendendo em péssimas condições,pois,a lâmpada do foco da cadeira odontológica está queimada e já faz algum tempo. Com todos esses problemas senhores conselheiros de saúde de Muaná, não precisa dizer que a Saúde no Município está as mil maravilhas,pois,sem duvida  a maior parte da Sociedade Muanense depende dos serviços oferecidos pelo governo FEDERAL,ESTADUAL,MUNICIPAL e SUS.
          Isso sim é frustrante para sociedade que paga em dias seus impostos e quer um atendimento de qualidade.A sociedade não quer chegar ao posto de saúde e encontrar o mesmo coberto de OURO  e INFEITADO,A COMUNIDADE QUER CHEGAR E ENCONTRAR UM MÉDICO,ENFERMEIRO(A),DENTISTA, MEDICAMENTOS E DEMAIS PROFISSIONAIS DA SAÚDE SEMPRE O TRATANDO COM DIGNIDADE,RESPEITO E ACIMA DE TUDO COMO SER HUMANO.Sempre digo “NINGUÉM VAI PASSEAR EM UM POSTO DE SAÚDE,VAI PORQUE PRECISA”.
          Está na hora de descruzar os braços e começar a trabalhar,começando pela fiscalização dos serviços de saúde e onde o dinheiro está sendo empregado.Seria bom o conselho em si começar a discutir em reunião a preconização de um projeto que poderá ser executado no próxima gestão,a partir de 2013. Criar um plano Municipal de Saúde Mental,que já é uma iniciativa do MINISTÉRIO DA SAÚDE que tem como objetivo articular toda a rede de serviços de atenção psicossocial para pacientes com transtornos mentais,inclusive os que possuem dependência de álcool,crack e outras drogas.  No projeto os membros poderiam incluir a construção de um CAPS (Centro de Atenção Psicossocial),a instalação de um CAPS – I (direcionado ao público infantil),regional. Um outro projeto que seria bom  ser levantado na reunião do conselho Municipal de Saúde de Muaná,seria de NUTRIÇÃO, que poderá ser executado através de encontros mensais promovidos por profissionais técnicos nas comunidades,sem duvida irá fomentar uma troca de conhecimentos e informações sobre HIGIENE,SAÚDE e principalmente sobre a importância de uma ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. Senhores vamos pensar um pouco! “COM ESSES PROJETOS A SECRETARIA DE SAÚDE DE MUANÁ VAI PREVINIR O DIABETES, A OBESIDADE,A HIPERTENSÃO ARTERIAL E OUTRAS DOÊNÇAS,valorizando ao mesmo tempo a agricultura e culinária local,através de receitas típicas dos MUANENSES. Fica a mensagem aos senhores(as) conselheiros de saúde de Muaná,que com esse avanço a comunidade vai ter mais confiança nos trabalhos que regem o regime interno do conselho  Municipal de saúde de MUANÁ.
         
        

         
        
          DO AMIGO EDY!

Nenhum comentário:

Postar um comentário