terça-feira, 16 de outubro de 2012

QUALIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO EM MUANÁ


QUALIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO EM MUANÁ



A qualidade do serviço de atendimento ao público dentro da realidade MUANENSE, principalmente no serviço público, apresenta-se como um desafio que demonstra a exigência de transformações urgentes. Essa necessidade é baseada em depoimentos de usuários e se torna visível e em uma delas se expressa nas queixas freqüentes de usuários. 
Quem, na atualidade não foi obrigado a enfrentar fila no banco, no posto de saúde ou em uma repartição pública...? Quanta vezes ao chegar o momento aguardado para ser atendido deparou-se com a informação do funcionário: "O senhor entrou na fila errada". São fatos rotineiros os quais poderiam ser facilmente contornados desde que houvesse interesse, como uma placa, ou uma informação adicional. Do outro lado do balcão, o funcionário, às vezes, encontra dificuldades para explicar ao inquieto usuário que não é ele quem faz as leis ou que ele não responsável pelas normas do município, ou que ele não é detentor da informação; ou porque o terminal de computador está fora do ar. A situação do funcionário é extremamente incômoda, pois os valores organizacionais determinam que o servidor deve dar sempre razão ao usuário ou cliente, alegando até que é ele quem paga o salário. 
As relações tensas do convívio social estão sujeitas a conflito que são gerados entre quem atende e quem é atendido, e cada um, a seu modo é obrigado a a captar as descargas emocionais de cada um. São situações que contém as dimensões da situação- problema que constitui o objeto de análise desta monografia: a qualidade do atendimento na administração publica municipal.As consideração no que se referem a relevância,  ficam investidas na necessidade que se faz de se prestar um atendimento de qualidade ao usuário do serviço público. Considera-se também relevante o fato de se conscientizar os funcionários envolvidos no processo de atendimento, a minimizar as atitudes que repelem aos que buscam o atendimento com impaciência. Procura-se, diante dos problemas: como se efetivar um atendimento de qualidade, com as imposições geradas pelas dificuldades de pessoal? De que maneira pode se controlar a eficiência de quem atende o público? Como buscar uma conscientização do servidor público de que sua função é a de atender bem, dentro de suas funções?

Esta REFLEXÃO tem como objetivo geral estudar as dificuldades que alguns servidores encontram em prestar um bom atendimento ao público nas instituições pública do município, assim como buscar um entendimento dos motivos que levam o funcionário público a não prestar um bom atendimento. 
Na nova Administração seria de suma importância levar em consideração alguns aspectos:
-Estudar a forma de como se pode incitar tais funcionários a efetuar com esforço e boa vontade suas funções diante de quem procura atendimento;
-Buscar descrever as necessidades do contribuinte com relação a suas necessidades básicas de atendimento, esperando que esse se efetive da melhor maneira possível.
- Evidenciar o treinamento de funcionários da área de atendimento como ponto principal para que ele se efetive de forma correta.

A qualidade de uma pessoa, com relação ao atendimento, significa efetuar o seu trabalho, diariamente, da melhor forma possível. A qualidade do desempenho é norteada pelos padrões que o indivíduo conhece e essa, de certa forma, está ligada diretamente à sua auto-estima. Entre as padronizações existe o nível de desempenho para ser alcançado em termos de expectativas e exigências das pessoas. O alongamento que se encontra entre esses níveis demonstra o potencial de desenvolvimento que é um desafio a ser enfrentado, com possibilidades de sucesso.


DO AMIGO EDY!

Nenhum comentário:

Postar um comentário