sexta-feira, 19 de outubro de 2012

ENTENDENDO O CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE



Conselhos de Saúde
Os Conselhos Municipais de Saúde são órgãos colegiados de caráter permanente e deliberativo, com funções de formular estratégias, controlar e fiscalizar a execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros (Lei 8.142/90, artigo 1º, parágrafo 2º).

Papel dos Conselhos:
Fiscaliza o orçamento da saúde; participa da elaboração das metas para a saúde; acompanha o financiamento e os gastos do Sistema Único de Saúde (SUS); controla a execução das ações de saúde e deve se reunir pelo menos uma vez por mês.

Quem faz parte:
Representantes das pessoas que usam o Sistema Único de Saúde - Segmento dos Usuários;
Profissionais da área de saúde (médicos, enfermeiros, etc) - Segmento dos Trabalhadores;
Representantes de Prestadores de Serviços de Saúde (hospitais particulares, universidades, etc) - Segmento dos Prestadores de Serviços;
Representantes da Prefeitura - Segmento dos Gestores.


O que é representação?
Representação significa delegação de poderes conferidos pela população a certas pessoas a fim de que exerçam em seu nome alguma função. Ser Representante dos Usuários implica em assumir o compromisso junto àqueles que o indicaram, de respeitar as posições de seus representados e defendê-los no Conselho.

Conselhos Gestores de Saúde
Estes conselhos (nas Unidades e Serviços de Saúde) devem ser deliberativos, permanentes, ter representatividade e legitimidade. Devem ser paritário, com 50% de participantes do segmento dos usuários, 25% de prestadores/gestores e 25% dos trabalhadores. Essa pessoa será a(o) porta-voz da comunidade junto aos representantes da saúde. Tem como funções, discutir, propor, fiscalizar, decidir as questões de saúde local (na sua comunidade) de uma forma ampla e estimular a participação da comunidade no controle social do SUS.


Participação e controle social
Os conselheiros receberam o Plano Municipal de Saúde 2005-2008, definido pela atual gestão, instrumento de consulta e controle durante todo o mandato
A eleição do novo Conselho Municipal de Saúde ocorreu durante as Pré-Conferências de Saúde de Embu, realizadas no final de 2005, que ampliou a participação popular no Conselho, elevando de 12 para 24 o número de conselheiros. Segundo Jorge Harada, Secretário Municipal de Saúde, o fortalecimento do Controle Social é fundamental para o bom funcionamento da área e para isso a Secretaria deve promover encontros entre Conselheiros para troca de experiências, integração, articulação e integração dos conselhos municipais e estadual na prestação de contas do repasse de verbas e garantir a participação efetiva dos Conselheiros nas plenárias e conferências em todos os níveis.
O grande desafio dos atuais conselheiros está expresso no tema central da conferência “A conquista da integralidade através do fortalecimento do Controle Social”, debatido em todas as Unidades de Saúde com gerentes das Unidades, representantes da Secretaria de Saúde, Secretário de Saúde e usuários da região. Na ocasião foram abordados temas como: o direito à atenção integral à saúde, diminuição das desigualdades e a humanização do atendimento, baseado no respeito ao usuário e ao profissional de saúde.
Outra meta do grupo será encaminhar Projeto de Lei à Câmara dos Vereadores, estabelecendo a criação do Conselho Gestor das Unidades de Saúde, para garantir a existência e funcionamento dos Conselhos Gestores das Unidades de Saúde, já eleitos, compostos por 4 a 16 representantes de forma paritária entre os segmentos de usuários, trabalhadores e gestor/prestador de serviços.

DO AMIGO EDY!

Nenhum comentário:

Postar um comentário