sábado, 22 de setembro de 2012

TRABALHO DE ALGUNS ALUNOS DO SÉRGIO MOTA SOBRE MUANÁ


Muaná é um município brasileiro do estado do Pará. Localiza-se a uma latitude 01º31'42" sul e a uma longitude 49º13'00" oeste, estando a uma altitude de 22 metros. Sua população estimada em 2004 era de 27 109 habitantes. E em 2006 foi estimada pelo IBGE em 27 758, atualmente é o 4° município mais populoso da Ilha De Marajó atrás de Breves, Portel e Afuá e a 5° cidade com o Maior Índice De Desenvolvimento Humano da ilha com um IDH de 0,653 .
História
A origem do Município de Muaná encontra-se numa fazenda particular que, pelo seu desenvolvimento, transformou-se em povoado e, posteriormente foi elevado à categoria de freguesia, em 1757 (São Francisco de Paula).
O Conselho do Governo da Província em sessão de maio de 1833, elevou essa freguesia à condição de Vila, tendo sido instalada em 2 de dezembro desse ano.
O município de Muaná foi elevado a essa categoria pela Lei nº 324, de 6 de julho de 1895 e inaugurado a 7 de setembro seguinte.
Tendo uma influencia grande na cabanagem onde servi de refúgio pra os cabanos onde travaram em 28 de maio de 1823 uma grande batalha perdurando 4 horas de fogo cruzado onde este que estavam nesta batalha conseguiram afugentar os empirias onde hoje é a frete  da cidade como um dos grandes; CEL. Rodrigo Lopes de Azevedo, CAP. Antonio da Costa, Cel Izidro da Silva, entre outros sendo assim o primeiro município a aderir sua independência de Portugal.
Muaná é uma das únicas cidades do Marajó que tiveram o nome original preservado, após a mudança exigida pelo governador para as 'freguesias' do Marajó, por volta de 1750, Muaná era a tribo da região, remanescente da nação heengaíba, que dominou o Marajó antes da chegada dos colonizadores. Também foi a primeiro município do então Grão-Pará a aderir à independência do Brasil, em 28 de maio de 1823. O Município é formado por vários distritos e vilas como: Distrito de São Miguel do Pracuuba, Ponta Negra, Palheta e Jararaca.

DO AMIGO EDY!

Nenhum comentário:

Postar um comentário