terça-feira, 25 de setembro de 2012

PROJETO ESPERANÇA - DESDE 2009








PROJETO ESPERANÇA
“Não permita que a idéia de que somos desinteressados da realidade em que vivemos se prolifere: levante, lute e combata. Enquanto houver uma criança passando fome não se pode falar em felicidade e, muito menos, em cidadania. Conquiste seu título honroso de cidadão. Combatendo as atrocidades que hoje se alastram por cada canto de nossa sociedade. Através da cidadania é que iremos, alcançar uma melhor qualidade de vida humana.                       (autor desconhecido).


I -         RESPONSÁVEIS

  • Cláudia Martins Gomes (Psicopedagoga) – (Elaboradora do Projeto)- Telefones: 9225-3579/8283-3047- email: cmgclaudia@gmail.com
  • Osmar Soares de Souza Junior - Telefones: 9150-9504/8324-3911/8131-6149-email: oss.jr@uol.com.br


II -       FUNDAMENTAÇÃO LEGAL
* Artigo 227, da Carta Magna:
“É dever da família, da sociedade e do estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligencia, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.


III -     APRESENTAÇÃO

O Projeto Esperança está fundamentado em princípios gerais tais como: Direitos Humanos e Justiça Social, sendo estes relevantes para o desenvolvimento cognitivo social do ser humano, objetivando a busca por valores sociais através da dignidade humana, Cabendo a nós, membros desta sociedade, oportunizar e proporcionar experiências diversificadas e enriquecedoras, afim de que possam fortalecer sua auto-estima e desenvolver suas habilidades. O referido Projeto é uma ação de amor, solidariedade e respeito na valorização de pessoas buscando desta forma, valores fundamentais da vida.




IV -    JUSTIFICATIVA

O município de Muaná pertence à região do arquipélago do Marajó.  A cidade sede do município possui núcleos urbanos onde observamos no decorrer de nossa convivência como moradores, a carência e a ausência satisfatória do Poder Público no que diz respeito à saúde, saneamento básico, educação, profissionalização, segurança pública, elementos esses tão necessários a qualidade de vida. Dentre esses agrupamentos, elegemos o bairro periférico para nossa ação a comunidade do Miritizal.  Referido bairro possui 1.500 famílias em situação de pobreza extrema.  
A cidadania não nos é dada, ela é construída e conquistada a partir da capacidade de organização, participação e intervenção social, por isso, a necessidade de desenvolver uma proposta alternativa à realidade de famílias periféricas no município de Muaná relegadas ao abandono no que diz respeito a políticas públicas de inserção social. Tendo em vista a melhoria da qualidade de vida desse segmento assim como, a transformação de sua realidade social, sendo que estas transformações não ocorrem do nada percebe-se ser  imprescindível um apoio  maior para suprir suas necessidades básicas com ajuda intelectual, material e alimentar.
Tendo como temática “A cidadania é a tomada de consciência de direitos”, e como contrapartida, a motivação da organização dessa comunidade em busca de seus direitos. Isto implica no pleno exercício dos direitos civis, políticos e socioeconômicos, bem como na participação e contribuição para o bem estar da comunidade. Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar a sua vida e de outras pessoas objetivando acessibilidade a bens necessários a sua sobrevivência.
O Projeto Esperança pensado por um grupo de jovens naturais desse município e, preocupados com tais condições sociais desses e outros atores sociais têm a intenção de fazer pensar a qualidade de vida do público beneficiário, através de ações que provoquem qualidade de vida e justiça social; realizando em um primeiro momento atividades assistencialistas e de entretenimento para assim poder provocar sentimentos de cidadania nessas comunidades.
V -            OBJETIVOS
GERAL:
Proporcionar ações que, integradas com as demais atividades, visem à educação cidadã e cultural da criança, do adolescente e do adulto, através de atividades que incentivem a sua socialização, criticidade, autodeterminação, estimulando assim, a reflexão e a construção de sujeitos de direitos e deveres no exercício de sua cidadania.
ESPECÍFICOS:
  • Incentivar o interesse e participação da comunidade nas atividades propostas.
  • Motivar a participação de familiares e comunidade local no processo de cidadania e de sociabilidade.
  • Potencializar espaços dialógicos de construção de conhecimento, vislumbrando a formação de sujeitos críticos, ativos e participativos.
  • Efetivar vivências de práticas de produção com vista ao fomento dos projetos de vida.
  • Proporcionar acessibilidade a bens materiais de forma a garantir o mínimo de dignidade às famílias beneficiadas.

PÚBLICO ALVO

Famílias residentes na área contexto da cidade de Muaná (Bairro do Miritizal).
METODOLOGIA

Nossa metodologia estará ancorada em “Roda de Conversa” com os familiares para observarmos lideranças e espaços a serem potencializados enquanto trocas de idéias e efetivação de ações para a cidadania. 
Nossas ações se efevetivarão através de módulos de atuação: no mês de maio (dia das mães), outubro (dia das crianças) e dezembro (dia de natal) com espaços criados, onde os participantes possam ter momentos de entretenimento lúdico, cultural, e reflexão acerca de diversas temáticas, tais como cidadania (saúde, educação, profissionalização, saneamento básico, segurança pública). As ações ora demandadas pelas famílias envolvidas nas atividades acontecerão através de intervenções específicas (Oficinas, Palestras e Seminários), de acordo com a necessidade do bairro. Por fim, as atividades serão avaliadas de maneira coletiva por todos os atores sociais envolvidos no processo.
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

a)      Mobilização social
- O projeto tem como estratégia o processo sistemático de mobilização social dos sujeitos da ação - famílias– onde as atividades estão na perspectiva de envolvimento nos conteúdos e nos processos práticos da ação.
b)      Dignidade Humana e Justiça social
- Respeito ao público beneficiário na condição de sujeito de direito construído historicamente
 - Garantia da efetivação dos seus Direitos Humanos.
      c) Democracia
- Potencialização do espaço coletivo com espaço de tomada de decisão e formação de sujeitos.
     d) Ação Intersetorial
      - A efetivação das ações propostas serão viabilizadas a partir da articulação permanente com os colaboradores do Projeto.

4. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:


ATIVIDADES/ETAPAS

  FEV
MAR
ABR
MAI
JUN
JUL
AGOS
SETEM
OUT
NOV
DEZ
Ação de cidadania(temática Escolarização direitos de todos)
X










Ação de cidadania(Temática Direitos e Deveres)

X









Ação de cidadania(Temática construindo cidadania)


X








Ação de cidadania(Temática Direitos iguais para todos)



X







Ação de cidadania(Temática Exercendo cidadania)




X






Ação de cidadania(Temática Integração/ Social através dos Jogos Cooperativos)





X





Ação de cidadania(Temática mobilizar para transformar)






X




Ação de cidadania(Temática o espaço que vivemos)







X



Ação de cidadania(Temática direito a vida digna para todos)








X


Ação de cidadania(Temática Direitos Iguais para todos)









X

 Ação de Cidadania(Natal)










X
7- RECURSOS

·         MATERIAS NECESSÁRIOS AS OFICINAS QUE SERÃO REALIZADAS NO DECORRER DAS AÇÕES.
RECURSO
UNIDADE
QTD.
MATERIAL DE CONSUMO


Jogos de camisa (tamanho P)
JOGO
01
Jogos de camisa (tamanho M)
JOGO
02
Camisa Branca fio 30 (tamanho P)
UNID.
20
Camisa Branca fio 30 (tamanho M)
UNID.
30
Bola de Futebol de Campo
UND
03
Cola branca
UNID.
10
Régua de 30 cm
 UNID.
50
Tesouras sem ponta
UNID.
50
Lápis Preto
CAIXA
02
Borrachas
         CAIXA
02
Papel A4
        RESMA
02
Apontadores de lápis
       UNID.
50
Lapis para desenho 4 B
         CAIXA
02
Cartolina
        UNID.
40
EVA (diversas cores)
UNID.
30
Caderno pequeno
UNID.
25
Caderno de Matéria
UNID.
25
Caneta azul
CAIXA
01
Caneta Preta
CAIXA
01
Cola de isopor
TUBO
10
Pastas de papelão
UNID.
25
Brinquedos de meninos
UNID.
70
Brinquedos de meninas
UNID.
70
Cestas Básicas
UNID.
25



Cláudia Martins Gomes                            Osmar Soares de Souza Junior
        Psicopedagoga

DO AMIGO EDY!

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