sexta-feira, 3 de agosto de 2012

CURSO DE QUALIFICAÇÃO DE GESTORES DO SUS


O Curso

A criação do SUS possibilitou que enormes avanços fossem alcançados no desenvolvimento de ações na atenção à saúde. Entretanto persistem inúmeros problemas de ordem gerencial e assistencial que repercutem negativamente sobre a qualidade da atenção à saúde.
A complexidade dos processos de gestão próprios de um sistema de saúde descentralizado, num cenário federativo como o brasileiro, e o processo de reorientação do modelo de atenção no SUS exigem dos gestores constante desenvolvimento não só de conhecimentos, mas também de atualização nas ferramentas de gestão, a fim de que possam responder às novas exigências conjunturais.
Consciente do seu papel na formação dos gestores da saúde, o Ministério da Saúde (MS), o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) estruturaram o “Programa Nacional de Qualificação de Gestores e Gerentes do SUS”. Esse programa se insere na dimensão de qualificação de quadros de gestores da política nacional de saúde, do Programa Mais Saúde: direito de todos – 2008/2011, que se articula com o Plano Regional de Educação Permanente do Pacto de Gestão do Ministério da Saúde.
Coube à Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), em parceria com as Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública em cada unidade da federação, oferecer o Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS, que faz parte do Programa Nacional de Qualificação de Gestores e Gerentes do SUS.
Trata-se de um curso a distância com 6 meses de duração, com 7500 vagas distribuídas para todas as unidades federativas. O aluno deverá dedicar 7 horas semanais ao curso, sem sair do seu local de trabalho ou de residência.
A ENSP por meio da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública aceitou o desafio de qualificar os gestores do SUS, tendo como foco a regionalização da atenção à saúde, pelo modelo de educação a distância (EAD), garantindo, assim, a oferta de formação para todas as regiões brasileiras. A ENSP quer qualificá-los, dentro do compromisso programático de fortalecimento desta Rede.
OBS:PROFISSIONAIS DA SAÚDE FAÇAM COMO EU, ADQUIRAM VÁRIOS CONHECIMENTOS ATRAVÉS DE CURSOS NA ÁREA DA SAÚDE PARA ENGRANDECER SEU APRENDIZADO.ESSE CURSO É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA TAL CONHECIMENTO. 

DO AMIGO EDY!

Nenhum comentário:

Postar um comentário