quarta-feira, 22 de agosto de 2012

ATENDIMENTO AO CIDADÃO USUÁRIO DO SUS


O atendimento ao cidadão/usuário não se resume a um conjunto de tarefas e sim no modo de ser.A qualidade é uma atitude que deve ser medida não só em termos do que fazemos,mas de como fazemos.Como servidor público Municipal, vou fazer um levantamento e analisar os fatores que interferem na qualidade do serviço de atendimento ao público em alguns postos de saúde em MUANÁ e na própria secretaria de Saúde, assim como propor sugestões junto a gestão em saúde para a sua melhoria. É impossível imaginar qualquer atendimento ao cidadão/usuário, seja em instituições públicas ou em organizações privadas, sem que haja um mínimo padrão de qualidade. É fundamental compreender que atender o usuário com qualidade não se resume apenas em tratá-lo bem, com cortesia. Mais do que isso, significa acrescentar benefícios aos serviços, objetivando superar as suas expectativas. A excelência no atendimento se traduz pela busca da economia de tempo, e esforço ao cidadão, com a oferta de informações corretas, completas, atualizadas e compreensíveis, de modo que sirvam de referência para que todos falem “a mesma língua” e haja a satisfação das necessidades do usuário. A implantação de um serviço de atendimento de qualidade orientado ao cidadão na área da SAÚDE em MUANÁ, seria de um absoluto comprometimento da instituição, a começar por aqueles que determinam os rumos e as estratégias maiores, ou seja, o mais alto nível da GESTÃO. Como qualquer outra organização, a secretaria de saúde de Muaná tem de buscar formas mais adequadas e eficientes,principalmente para alguns funcionários(a) em atender o público, orientando-o como cidadão, procurando desenvolver-se dentro do espaço constitucional demarcado pelos princípios norteadores da Administração Pública, quais sejam, impessoalidade, legalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Acolhendo os usuários do Sistema Único de Saúde do Município, com respeito e dignidade, de forma eficaz, sem discriminação, proporcionando o atendimento preferencial a idosos, gestantes, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, como àquelas acompanhadas por crianças de colo. Mas o que é qualidade em serviços, mais especificamente no atendimento?
Acredito que qualidade no atendimento não se resume apenas em tratar bem ou não seu cliente/usuário, pois cada cliente que demanda um determinado tipo de serviço cria expectativas próprias a respeito do atendimento ou do serviço. Por isso,  procurar saber quais são as expectativas criadas pelos seus clientes/usuários, na tentativa de procurar atendê-los da melhor forma possível, criando em suas mentes a concepção de qualidade do serviço prestado. É muito comum ouvir falar de que a maioria dos órgãos públicos são ruins como prestadores de serviços aos cidadãos. São classificados como ineficientes, desmotivados, preguiçosos e que não atendem as necessidades dos “cidadãos/usuários”. Entendo  que essa concepção é totalmente equivocada, vez que a Administração Pública vem desenvolvendo ações , visando-as  torná-las menos burocráticas e mais focadas no cidadão/Usuário.

DO AMIGO EDY!

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