sexta-feira, 6 de julho de 2012

Direitos da Equipe de Saúde Bucal


Direitos da Equipe de Saúde Bucal

A importância do Técnico em Saúde Bucal e do Auxiliar em Saúde Bucal para a otimização do trabalho do Cirurgião Dentista é inquestionável, porém mesmo com a incorporação da Equipe de Saúde Bucal na Estratégia de Saúde da Família (PSF), o poder público, gestor desse importante programa nos municípios, deixa de valorizar não só o Técnico em Saúde Bucal e o Auxiliar em Saúde Bucal, mas também o Cirurgião Dentista, cujo salário é incomparavelmente menor que o dos médicos. Pratica-se uma política salarial aviltante direcionada à Equipe de Saúde Bucal, que tem extrema importância na promoção da saúde individual e coletiva.

A união das categorias em entidades classistas e sindicais, se transformam num papel preponderante na busca de armas que possibilitem a conquista de direitos inalienáveis inerentes a quem exerce essas profissões.

A mobilização total de todos os profissionais, quer do setor público ou do setor privado e daqueles que já se habilitaram ou estão em fase de capacitação, mas ainda não ingressaram no mercado de trabalho, é imprescindível para a luta por esses direitos

É BOM SABER QUE NÃO ESTAMOS SOZINHO NESSA...

Os baixos salários pagos por algumas prefeituras aos ASB (ACD), sabemos que o ASB (ACD) faz parte das equipes de ESF com saúde bucal (atendimento odontológico), sendo obrigatória a sua presença na equipe, caso contrário a equipe ficará reprovado no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde do Ministério da Saúde),o que implica no corte de repasse de recursos do Programa Saúde da Família aos municípios, esses, se queixam da falta do profissional no mercado para cumprir com essa exigência. Com o salário que estão pagando pouco mais de um salário mínimo, poucos são os que se aventuram a pagar R$ 250,00 por mês no período de um ano e meio em uma escola técnica pra se capacitar a ASB. Concursos foram realizados tendo muito pouco inscritos, e os poucos que passaram não possuíam o curso de ASB, e não puderam ser nomeados.
Enquanto nossos gestores (rede pública) não abrirem a mente, ou a mão para essa situação, não vejo perspectiva de futuro para categoria.
Os ASB foram incluídos nas equipes de ESF com saúde bucal, para optimizar o atendimento odontológico, aumentado visivelmente o número de atendimentos. Há secretarias municipais da saúde que procuram com urgências ASB para formar equipes, e estão tendo dificulades para tal, com certeza não é só a falta de profissionais no mercado, mas sim o baixo salário oferecido.
Uma das minhas lutas em relação a categoria ASB(AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL) É O REENQUADRAMENTO dos auxiliares em saúde bucal (ASB),do nível básico para o nível Médio,pois alguns ESTADOS e vários MUNICÍPIOS,já fizeram o REENQUADRAMENTO do ASB para nível médio. “Ou seja, a lei não impede o município de fazer a mudança”,  os trabalhadores desempenham atividades semelhantes a dos auxiliares de enfermagem.  No entanto, a gestão municipal nega a alteração justificando lei. Com isso “Está sendo bloqueados o direito para os trabalhadores de odontologia na função de ASB(AUXILAR EM SAÚDE BUCAL) que trabalham na secretaria de saúde. A Gestão em saúde deveria encaminhar documentos junto com lei federal da classe para que haja esse reenquadramento para nível médio. “Desse jeito, os profissionais estão certo em reivindicar  esse encaminhamento. Enquanto isso, o ASB segue com pior salário da prefeitura”.
. A gestão sempre procura não medir esforços’ para valorizar os trabalhadores, mas sempre nega as reivindicações justificando limitações orçamentárias e impedimentos legais. 

DO AMIGO EDY!

Nenhum comentário:

Postar um comentário