segunda-feira, 25 de junho de 2012

FUNÇÃO DE ODONTÓLOGO EM SAÚDE DA FAMÍLIA É RECONHECIDA PELO MINISTÉRIO DO TRABALHO


FUNÇÃO DE ODONTÓLOGO EM SAÚDE DA FAMÍLIA É RECONHECIDA PELO MINISTÉRIO DO TRABALHO

Os profissionais da odontologia que trabalham com a Saúde da Família podem contar com o reconhecimento do Ministério do Trabalho para a especialidade ainda este ano. O órgão aprovou o título “Odontólogo em Saúde da Família” para ser incluído na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). A decisão está sendo comemorada pelo Conselho Federal de Odontologia, que encaminhou a solicitação. “Com isso, além dos profissionais que exercem a função receberem o reconhecimento formal, cresce o espaço de atuação para os cirurgiões-dentistas”, explica Élito Araújo, presidente do Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina.
Entre as áreas de atuação do profissional em Saúde da Família estão as políticas públicas, assim como o desenvolvimento de projetos de prevenção e promoção de saúde, e atividades práticas e de pesquisa em saúde bucal coletiva. A nova especialidade também abrirá espaço para a formação de novos profissionais da área, o que irá permitir incremento das ações relativas à saúde bucal nos programas de Saúde da Família.
A CBO, instituída pela portaria ministerial nº 397 de 9 de outubro de 2002, é um espelho das ocupações existentes no mercado brasileiro. Sua função é identificar as atividades no mercado de trabalho, nomear e codificar os títulos e descrever as características das diversas ocupações para fins classificatórios junto aos registros administrativos e domiciliares.
Essa classificação é distinta da regulamentação da profissão que ocorre por meio de lei aprovada no Congresso que, no caso da odontologia, está regulamentada pela Lei 5081 de 24 de agosto de 1966.


DO AMIGO EDY!

Nenhum comentário:

Postar um comentário