quarta-feira, 2 de maio de 2012

SAÚDE-GESTÃO-COMUNIDADE


Uma instituição de Saúde é antes de tudo um espaço de RESPEITO,DIGNIDADE,MORAL aos cidadãos que procuram os diversos atendimentos oferecidos. Essa convivência respeitosa e democrática deve levar em consideração a pluralidade de idéias de todo grupo (FUNCIONÁRIOS). Em uma secretaria de saúde, exercitamos o que esperamos ser o ideal de nossa sociedade. Nesse exercício democrático, os funcionários se transformam e logo depois podem transformar seus clientes, comunidades com novas idéias e concepções,com um atendimento de qualidade.
Todos os servidores que compõem a secretaria de saúde de Muaná têm suas idéias e sonhos, que precisam ser respeitados. Por isso, em uma gestão em SAÚDE verdadeiramente democrática, é fundamental ouvir a opinião dos funcionários. Mas ouvir realmente significa muito mais do que fazer de conta. Significa coletar as diversas opiniões e organizá-las de forma coerente, traduzindo as mesmas em ações concretas, de tal forma a resolver os  problemas cotidianos.Nem todos(as) compreendem o significado da palavra servir.
Servir significa estar à disposição da sociedade para o atendimento de suas necessidades. Servir significa agir dentro dos princípios da moralidade, impessoalidade, publicidade, eficiência e legalidade, conforme o Artigo 37 da Constituição Federal Brasileira.
É comum ouvirmos reclamações sobre o atendimento na secretaria de saúde do Município ou até mesmo em postos de saúde. Mas o mau atendimento também acontece quando interagimos com instituições públicas tais como as responsáveis pela reorganização e planejamento,acredito que seja por falta de mão de obra qualificada para poder gerenciar de forma satisfatória,com isso buscando o bem estar da população que procura os atendimentos,entre outras.
Muitas vezes o excesso de burocracia da gestão.Visa de certa forma prejudicar o desenvolvimento do trabalho em se tratando de SAÚDE.O princípio da legalidade muitas vezes é confundido com o exercício da burocracia excessiva.
Freqüentemente, sentimos má vontade da gestão em saúde em buscar uma qualidade de vida melhor pra a população. Através de convênios com diversos programas implantados pelo governo federal,podemos atingir esse objetivo que é  melhorar a situação em saúde do Brasileiro.Geralmente a gestão confunde o principio da impessoalidade com um exercício de indiferença ao Público. Longas filas, excesso de burocracia e má qualidade dos serviços prestados têm impedido uma parcela razoável da população de utilizar plenamente o serviço público. Assim, os cidadãos se vêem obrigados, quando têm condições, a pagar por planos de saúde, porque não confiam na qualidade dos serviços públicos oferecidos dentro da saúde,não por profissionais não qualificados,muito pelo contrario os profissionais que hoje trabalha na SAÚDE,desenvolvem seu trabalho com ética e respeito,mas a falta de estrutura e condições de trabalho fazem com que a comunidade chegue a esse patamar de insastisfação.
Os servidores públicos têm o dever de servir bem a sua comunidade. Por esse motivo, é fundamental que os gestores públicos atuem na conscientização de seus coordenados sobre a importância de seu papel social. Cabe aos gestores atuarem dando bons exemplos para terem condições morais de acompanhar e cobrar a postura de seus coordenados.
Sempre ouvimos dizer que as palavras até convencem, mas os exemplos arrastam. Esse é um pensamento que todo gestor em saúde deve ter em mente em seu dia-a-dia, caso tenha a intenção de liderar o processo de desenvolvimento de sua secretaria.
Para tanto é preciso planejar, acompanhar, orientar e organizar procedimentos para a melhoria do atendimento dos serviços públicos oferecidos.
Quando se observa a ocorrência de falhas nos processos, é preciso que todas as providências sejam tomadas para a solução dos problemas. A omissão e a conivência dos gestores com comportamentos inadequados são condenáveis, pois isso prejudica a finalidade dos órgãos públicos e causa desmotivação aos profissionais sérios, que fazem bem aquilo para o qual foram habilitados.
Cada coordenadoria dos determinados posto de saúde é responsável por gerir um determinado grupo de servidores, fazer o acompanhamento das atividades executadas, avaliar os problemas e encaminhar a proposição de soluções nas reuniões do Conselho existente.
 Se há o devido acompanhamento da GESTÃO  com o seu corpo funcional, o seu compromisso é com a capacitação de sua equipe,com o objetivo de melhorar o atendimento aos clientes que procuram atendimento oferecidos pelo SUS e governo federal.
UM ABRAÇO DO AMIGO EDY!

Um comentário:

  1. O proceso de humanização no serviço público perpassa por capacitações em serviço, auto estima dos servidores, em especial, os que estão diretamente em atendimento com o público. Enfim, é todo um pacote a começar pelo gestor até o último nivel. Contudo quando visualizamos a realidade de Muaná verificamos que o péssimo atendimento é quase que geral com poucas pessoas a se salvar que realmente fazem o seu oficio que é atender de forma excelente a população O péssimo atendimento se dá do maior para o menor escalão em qualquer garantia de direito que se perceba. O atendimento no Hospital Municipal de Muaná é péssimo, onde já senti na pele a falta de respeito de alguns servidores no que refere a não garantia de atendimento adequado. Portanto gente vamos exigir um bom atendimento porque quem não quizer trabalhar de forma humanizada saia e vá procurar o que fazer em outro local que se sinta bem.

    ResponderExcluir