sexta-feira, 4 de maio de 2012

CAMPANHA DE VACINAÇÃO


Vacinação contribui para a redução de óbitos

A vacina é a melhor estratégia para reduzir e prevenir complicações da doença. No ano passado, os óbitos pelo vírus caíram 64%.
A vacina contra a gripe éa melhor estratégia disponível para a prevenção da influenza e suas consequências. As campanhas de vacinação realizadas pelo Ministério da Saúde têm conseguido índices cada vez maiores de imunização. Isso se reflete na redução de casos e óbitos pelo vírus da gripe no país. . Em 2010, 148 pessoas morreram por conta de complicações. No ano passado, o Ministério da Saúde registrou 53 mortes, o que representa uma redução de 64%.
Os casos registrados também caíram de um ano para o outro. Em 2010, o Ministério da Saúde registrou 746 casos de pessoas infectadas pelo vírus na forma mais grave. Já no ano passado, foram 598 pessoas, o que dá uma redução de 20%.
As internações por complicações da gripe também caíram 44% no ano passado. Em 2010, foram hospitalizadas 9.383 pessoas com febre, tosse, dispnéia – dificuldade em respirar, acompanhada de mal-estar. No ano passado, foram 5.230 pessoas.
Para seguir nessa tendência de queda dos óbitos e casos registrados, será lançada, neste sábado, a 14ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, com o dia D de mobilização nacional. A campanha começa neste sábado (5) e segue até o dia 25 de maio.
A vacina é segura e protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul no ano anterior, entre eles o da influenza A (H1N1). Ela proporciona impacto direto na diminuição dos casos e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias, das internações hospitalares e da mortalidade.
No ano passado, além de idosos e populações indígenas, atendidos desde 1999, foram imunizadas crianças entre seis meses e dois anos, gestantes e profissionais da saúde. Ao todo, 25,13 milhões de pessoas receberam a vacinação em 2011. A cobertura vacinal da população alvo da campanha chegou a 84%.
Neste ano, o Ministério da Saúde consolidou a ampliação do público-alvo na última campanha e acrescentou a população prisional, que, por estar em confinamento, está mais vulnerável a doenças, sobretudo, as respiratórias.
Entre os adultos saudáveis, a vacina pode prevenir entre 70% e 90% de casos de gripe. Entre idosos, reduz as doenças graves e complicações em até 60%, e as mortes em 80%. A vacinação pode reduzir ainda entre 32% e 45% as hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade.
PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE A VACINAÇÃO

Quem pode se vacinar?

 

A vacina estará disponível nos postos de vacinação do SUS para a população a partir dos 60 anos, além dos trabalhadores das unidades de saúde que fazem atendimento para a influenza, crianças da faixa etária de 6 meses a menores de 2 anos, gestantes, povos indígenas, população prisional e pacientes com comorbidades, mediante indicação médica, conforme as indicações do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).

Por que o ministério priorizou estes grupos?

 

Evidências epidemiológicas indicam que alguns grupos populacionais são mais susceptíveis às doenças respiratórias com a possibilidade de adoecer, desenvolver complicações e morrer pela doença.

A vacinação de grávidas é feita em qualquer idade da gestação?

 

Sim. Essa vacina é indicada para qualquer idade gestacional.

Quem se vacinou no ano passado, precisa se vacinar de novo?

 

Sim. Após a vacina, a imunidade dura de 6 a 12 meses. Também a composição da vacina e produção é anual conforme os vírus que circularam no ano anterior.

Quantas doses da vacina a criança precisa receber?

 

Crianças vacinadas pela primeira vez deverão tomar duas doses, com 30 dias de intervalo. Já as crianças que receberam uma ou duas doses da vacina em 2011 deverão tomar apenas uma dose neste ano.

Fora do período da campanha é possível se vacinar?

 

Não. Após a campanha, só serão vacinadas a população prisional e pessoas que apresentem condições clínicas especiais nos CRIE.

Quanto tempo leva para a vacina fazer efeito?

 

Em adultos saudáveis, a detecção de anticorpos protetores se dá entre 2 a 3 semanas após a vacinação, com duração de 6 a 12 meses. O pico máximo de anticorpos ocorre depois de 4 a 6 semanas após a vacinação.

Vou ficar gripado (a) após me vacinar?

 

Não. A vacina contra a influenza (gripe) é inativada, contendo vírus mortos, fracionados ou em subunidades não podendo, portanto, causar gripe. Quadros respiratórios simultâneos podem ocorrer sem relação causa-efeito com a vacina. Na época em que a vacina é aplicada, circulam diversos vírus respiratórios diferentes – que não o da gripe em questão –, e as pessoas podem adquiri-los, pois não estão imunizadas especificamente contra cada um deles.

Há alguma contraindicação?

 

A vacina não é recomendável para quem tem alergia à proteína do ovo, a quem teve reações adversas a doses anteriores ou a um dos componentes da vacina. Nestas situações recomendamos avaliação do medico assistente para maiores orientações.

Quais os meios de transmissão?

 

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

Quais os sintomas da doença?

 

Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, rinorréia, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaléia.

Quanto tempo após a vacinação as pessoas podem doar sangue?

 

É orientado que sejam tornados inaptos temporariamente, pelo período de quatro semanas, os candidatos elegíveis à doação que tiverem sido vacinados contra influenza.

É obrigatório apresentar a caderneta de vacinação?

 

Não é obrigatório apresentar a caderneta de vacinação, mas é necessária para atualização de outras vacinas do calendário de vacinação.
Por Amanda Costa, da Agência Saúde / Portal Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário