Perceba que a gestão tem sucesso por meio do esforço dos colaboradores (SERVIDORES
PÚBLICOS). Não é porque você está
no comando que deve tomar todo o crédito pelo trabalho feito. Sua equipe é
responsável pelo resultado alcançado. Você é o líder de uma equipe que
realizará o trabalho, tendo como função assegurar que tudo seja feito segundo a
qualidade exigida. Delegue as responsabilidades e confie na equipe. Gestões
supercontroladoras não são apreciadas e demonstram desrespeito pelos membros da
equipe. Uma vez que a instituição já treinou alguém para realizar uma
determinada tarefa, permita que a pessoa trabalhe sem interferência. Pessoas
diferentes têm diferentes métodos, e o método de alguém pode ser tão eficiente
quando aquele que você utiliza. Assim, antes de dar o primeiro passo para
forçar alguém a usar o seu método, seja honesto na avaliação do método e, caso
perceba que ele funciona tão bem quanto o que você já tem, permita que o novo
método seja utilizado. Correções muito freqüentes diminuem a confiança da
equipe e impedem que desenvolvam seus próprios estilos.Conheça
profundamente seus colaboradores para saber suas forças. Observe-os e
conheça-os como indivíduos. Compreenda seus motivos: quaisquer que sejam, faça
o melhor para entendê-los. Isso vai permitir que você os aprimore, ajuste e
alinhe para os objetivos que você também possui. Bons colaboradores estão
sempre em destaque, e é sua tarefa descobrir quem faz o "necessário"
e quem faz "o algo a mais". Há uma diferença substancial.Acredite
nisso!A maioria dos chefes ruins possuem o (equivocado) entendimento de que
as coisas não estão sendo bem desenvolvidas, pois tais chefes acreditam que são
os únicos capazes de realizar uma determinada tarefa da melhor forma. A verdade é que
os bons chefes acreditam em suas equipes e isso quase não é muito comum.Desenvolva
sua equipe para a tomada de decisões e não os fique criticando. Se a instituição
realizou um bom trabalho de treinamento para que as pessoas desenvolvam de
maneira satisfatória suas atividades, é importante que você acredite que eles
estão dando o melhor para realizar o melhor para o interesse da instituição.
Mesmo que tomem uma decisão equivocada ou resolvam um problema de um modo que
você não faria, não critique e nem os desvalorize. Pelo contrário: use esses
momentos como oportunidades de melhoria. Ouça as razões para a ação tomada - na
maioria das vezes, dentro do contexto, há uma lógica para o que foi feito.Sempre comunique a sua equipe sobre como você a aprecia - na
frente dos clientes, se possível. Nunca hesite em dar o tapinha nas costas,
cumprimentar os colaboradores (SERVIDORES)e agradecer pelo excelente trabalho que
está sendo desenvolvido pela equipe. Se os clientes estiverem ali, permita que
saibam o quanto você acredita que seus colaboradores (SERVIDORES)podem oferecer
os serviços que são de sua competência e responsabilidade. Quando a equipe se
sente valorizada e apreciada, seu emprego significa muito mais do que o
salário. Quando seus clientes ficam sabendo que você, enquanto chefe, acredita
fortemente na sua equipe, eles se sentem confiantes de que estão em boas mãos,
e isso dá a você mesmo a liberdade de deixar seus clientes nas mãos capazes de
sua equipe. Percebe como isso se torna uma relação
"ganha-ganha-ganha"? Ao elogiar seu colaborador(SERVIDOR) enquanto
seu cliente observa, você alcança todos os benefícios - e nenhum prejuízo.Aprenda
a ser um ouvinte efetivo. Seus colaboradores (SERVIDORES),merecem ser
ouvidos quando têm preocupações. Permita que finalizem antes que você comece a
falar; não assuma que você já sabe o que eles vão dizer antes que terminem. Não
crie argumentos de defesa em sua mente enquanto eles falam. Pelo contrário:
tente estar totalmente engajado na conversa enquanto falam, sem criar objeções.
Reconheça seus pontos - o que não significa que você concorda com eles; apenas
significa que você compreendeu. Repita os pontos com suas próprias palavras
para confirmar, se necessário. Você pode não tomar nenhuma ação, mas ouvi-los é
importante para passar um sentimento de participação e significância.
Geralmente, simplesmente dizer "Eu aprecio o fato de você estar me dizendo
isso" é tudo que eles precisam para se sentir ouvidos.
Nem todos nasceram para serem chefes ou administradores. Se você é o
proprietário, pode ser bom contratar um gerente que "seja" um bom
chefe para fazer interagir com a equipe. Se você foi promovido, poderá procurar
uma posição diferente na qual não será exigido para tomar decisões gerenciais.
Sentar-se na cadeira do Capitão exige uma dose de personalidade - se você não a
tem, tudo bem; apenas descubra um modo de tomar suas decisões de acordo.Você
precisa ser bravo para vencer a natureza controladora,se você é mal humorado e
irritado,sua equipe também será,entenda que sua equipe é formada por pessoas
com necessidades e sentimentos,como você,acredite na sua equipe,isso significa
tudo pra eles e,no final das contas,para você,não fique guiando por trás com um
chicote,você precisa inspirar as equipes a fazerem coisas grandes.
UM ABRAÇO DO AMIGO EDY!
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