segunda-feira, 2 de abril de 2012

ELEIÇÕES 2012-ELEITOR

Comprar votos é um ato ilegal... Deste o tempos do café o voto era de cabresto. Cada vez mais criam-se leis para permitir que a democracia flua. Em troca de votos dava-se brindes, dentaduras, cartas de motorista e afins... Hoje em dia fazer isto dá perda de mandato.
Na teoria é muito bonito, mas na prática encontramos muitas destas “trocas” mascaradas tais como churrascos, camisetas para times de futebol, favorzinhos, ... e até empregos.
Uma eleição pode ser considerada como um comércio de votos. O eleitor dará seu voto ao candidato que lhe der algo em troca. Esta contrapartida pode ser tanto algo material quanto uma simples simpatia pelas idéias, crença em suas promessas de campanhas, ...
O simples fato do eleitor saber que pode contar com o candidato caso precise um dia já lhe garante o voto dele e de vários outros integrantes de uma família.

O eleitor é humano, e pela natureza do ser ele pode ser traiçoeiro.
Existem pessoas e mais pessoas. Na hora do voto, o eleitor está sozinho na urna e vota em quem quiser.
É fato comprovado: um parente pode puxar os votos de toda uma família. Mesmo que alguns integrantes estejam "fingindo-se passar" por ajudantes de outro candidato, na hora H a maioria vai ajudar a família.

Não quero perder a ética nem pregar a compra de votos mascarada, mas julgo que este assunto deve ser considerado e pensado bem.

Já ví candidatos que contam seus votos: x votos do time que consegui as camisetas, x votos dos moradores de tal bairro que consegui tal benefício, x votos das pessoas que trabalharam para mim na campanha, x votos de parentes, ...
Só que quando chega o resultado da urna, seus votos não alcançam nem 10% de sua previsão.
Os motivos são diversos, mas o principal é: eleitores que pedem favores para muitos candidatos.

Também já ví casos de pessoas de mais idade uqe me confessou: enquanto ele sair candidato voto em tal candidato. Posso prometer para vários, mas ele me ajudou a transferir meu filho (ou outro "favor") faz uns 10 anos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário