segunda-feira, 12 de março de 2012

SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL


A crise do sistema de saúde no Brasil está presente  no nosso dia a dia podendo ser constatada através de fatos amplamente conhecidos e divulgados pela mídia, como :
·     filas frequentes de pacientes nos serviços de saúde;
·     falta de leitos hospitalares para atender a demanda da população;
·     escassez de recursos financeiros, materiais  e humanos para manter os serviços  de saúde operando com eficácia e eficiência;
·     atraso no repasse dos pagamentos do Ministério da Saúde  para os serviços conveniados;
·     baixos valores pagos pelo SUS aos diversos procedimentos médicos-hospitalares;
·     aumento de incidência e o ressurgimento de diversas doenças transmissíveis;
·     denúncias de abusos cometidos pelos planos privados e pelos seguros de saúde  .
 Como  analisar e compreender toda esta complexa realidade do setor de  saúde no país?
Para que possamos analisar a realidade hoje existente é necessário  conhecer os determinantes históricos envolvidos neste processo .Assim como nós somos frutos do nosso passado e da  nossa história, o setor saúde também sofreu as influências de todo o contexto político-social pelo qual o Brasil passou ao longo do tempo.



Para analisarmos a história das políticas de saúde no país faz-se necessário  a definição de algumas premissas importantes, a saber:
1.       a evolução histórica das políticas de saúde está relacionada diretamente a evolução político-social e econômica da sociedade brasileira, não sendo possível dissociá-los;
2.       a lógica do processo evolutivo sempre obedeceu à ótica do avanço do capitalismo na sociedade brasileira, sofrendo a forte determinação do capitalismo a nível internacional;
3.        a saúde nunca ocupou lugar central dentro da política do estado brasileiro, sendo sempre deixada no periferia do sistema, como uma moldura de um quadro, tanto no que diz respeito a solução dos grandes problemas de saúde que afligem a população, quanto  na destinação de recursos direcionados ao  setor saúde.
Somente nos momentos em que determinadas endemias ou epidemias se apresentam como importantes em termos de repercussão econômica ou social dentro do modelo capitalista proposto é que passam a ser alvo de  uma maior atenção por parte do governo, transformando-se pelo menos em discurso institucional, até serem novamente destinadas a um plano secundário, quando deixam de ter importância.
Podemos afirmar que de um modo geral os problemas de saúde tornam-se foco de atenção quando se apresentam como epidemias e deixam de ter importância quando os mesmos se transformam em  endemias.
4. as ações de saúde propostas pelo governo sempre procuram incorporar os problemas de saúde que atingem grupos sociais importantes de regiões socio-econômicas igualmente importantes dentro da estrutura social vigente; e preferencialmente tem sido direcionadas para os  grupos organizados e aglomerados urbanos em detrimento de grupos sociais dispersos e sem uma efetiva organização;
         5 . a conquista dos direitos sociais (saúde e previdência) tem sido sempre uma resultante do poder de luta, de organização e de reivindicação dos trabalhadores brasileiros e, nunca uma dádiva do estado, como alguns governos  querem fazer  parecer.
6 . devido a  uma falta de clareza e de uma definição em relação à política de saúde, a história da saúde permeia e se confunde  com a história  da previdência social no Brasil em determinados períodos.
 7.  a dualidade entre medicina preventiva e curativa sempre foi uma         
constante nas diversas políticas de saúde implementadas pelos vários governos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário