Dicas
Não existem fórmulas
mágicas que garantam bom desempenho de uma campanha eleitoral na internet. Mas
algumas dicas simples - para candidatos e eleitores - podem ajudar.
Para os candidatos:
- um
bom site de campanha é apenas um começo. Vá até os
eleitores nos sites, redes sociais e comunidades online que
ele já freqüenta;
- inclua
as ações online e de mídias sociais desde o começo do
planejamento da campanha e trabalhe-as de maneira integrada;
- aproveite
a grande oferta de boas ferramentas livres e gratuitas. Mas lembre-se de
que as ferramentas são só um primeiro passo e dificilmente representam um
diferencial relevante;
- para
atingir os eleitores mais jovens, um veículo eficiente é o vídeo online;
- use
o celular como forma de ampliar o alcance da campanha online além
da internet;
- só
abra novas frentes de campanha em canais online se tiver
como participar de fato e ouvir, responder e se relacionar com os
eleitores;
- aproveite
toda comunicação online para gerar resultados fora da
internet. Sugira tarefas e forneça os meios para os simpatizantes se
envolverem;
- identifique,
incentive e abrace iniciativas criadas fora da campanha;
- não
subestime o eleitor jovem e conectado.
Para os eleitores
- use
a internet para ir além da propaganda eleitoral e da cobertura da mídia
tradicional. Descubra quem são os candidatos. Veja se ele já ocupou algum
cargo eletivo, se cumpriu os compromissos das campanhas anteriores ou
esteve envolvido em escândalos;
- crie
blogs, participe de comunidade online e demonstre seu
apoio a um candidato sem cair na armadilha das discussões vazias e troca
de insultos;
- uma
das grandes vantagens das mídias sociais é permitir a experimentação
rápida e barata. Se pensar em uma forma de apoiar seu candidato pela
internet, não espere autorização. Coloque a ideia para funcionar e mostre
na prática os resultados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário