terça-feira, 6 de março de 2012

Pro Paz em Muaná


A Caravana Pro Paz Cidadania Presença Viva chegou a Muaná, segundo município a ser atendido no Arquipélago do Marajó, com 10 profissionais do Laboratório Central do Pará (Lacen), a fim de realizar vários exames rápidos, como o PSA (teste de antígeno prostático), que pode detectar problemas na próstata; para diagnóstico de hepatites virais, tipos B e C; doença de chagas, e exames para verificação das taxas de uréia, colesterol, triglicerídeos e glicemia.
Na manhã desta quinta-feira (1º), em apenas três horas de atendimento na sede municipal, foram realizados pelos técnicos e farmacêuticos do Lacen 38 testes de PSA, 18 coletas para exames de colesterol, 18 para triglicerídeos e 18 coletas para verificação da taxa de glicemia, além dos 48 exames laboratoriais para hepatites virais tipos B e C.
A vice-diretora do Lacen, Suzana Caldas, disse que o Laboratório Central participa de ações como esta há 12 anos. Mas, por conta do Pro Paz Cidadania Presença Viva, trouxe a Muaná uma novidade que beneficia diretamente o público masculino, o teste do PSA, importante para diagnóstico de possíveis tumores malignos da próstata, recomendado para homens a partir de 40 anos.
O teste rápido é feito por meio de coleta sanguínea, e vem sendo realizado no ônibus do Pro Paz que está na balsa ancorada em frente à cidade. Suzana Caldas explicou que o “teste identifica seletivamente o hormônio. Em 15 minutos, temos o resultado”.
Ela informou que, caso o teste qualitativo seja positivo, o paciente é encaminhado à Coordenação de Saúde do Homem, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), onde é acompanhado até o fim do tratamento. Para os casos negativos, a equipe ressalta a necessidade de o exame ser feito periodicamente.
Agradecemos o grande incentivo do governo do Estado do Pará em trazer até nosso Município esses atendimentos que trouxe para a comunidade esperança em se tratando de saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário