sábado, 10 de março de 2012

Pessoal Auxiliar na Odontologia


Como teve início a participação de Pessoal Auxiliar na Odontologia?
No início do século XX nos Estados Unidos da América, aconteceram as primeiras experiências de incorporação de pessoal auxiliar na odontologia para a prestação de serviços profiláticos.
No Brasil, na década de 50, a Fundação SESP –Serviços Especiais de Saúde Pública, atual Fundação Nacional de Saúde,  foi a pioneira no treinamento e utilização de AHD – Auxiliares de Higiene Dental, na realização de trabalhos preventivos em odontologia, como aplicação tópica de flúor e educação em saúde para as crianças da zona rural de estados menos desenvolvidos.
A partir daí, o movimento de incorporação dos profissionais auxiliares foi se intensificando, principalmente graças à necessidade de potencializar os procedimentos odontológicos na saúde pública.
Assim, no nosso país, surgiram os ACDs e THDs. O Parecer 460/75 emitido  pelo Conselho Federal de Educação (CFE) do Ministério da Educação estabelecia diretrizes que permitiam criar, disciplinar e regular o funcionamento de cursos destinados à formação do Técnico em Higiene Dental e do Atendente de Consultório Dentário, no Brasil.Hoje esses são os TSB(técnico em higiene Dental) e ASB(Auxiliar de Saúde Bucal).
Bem lembrado essa questão pelo Dr.Edélcio  Anselmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário