Educação para Todos no Brasil
O Brasil está entre os 53 países que ainda não atingiram e nem
estão perto de atingir os Objetivos de Educação para Todos até 2015, apesar de
ter apresentado importantes avanços no campo da educação ao longo das duas
últimas décadas.
A UNESCO, sendo a agência incumbida da
coordenação da política global em direção à Educação para Todos (EPT),
monitora a implementação das atividades, avaliando os progressos realizados,
analisando as políticas efetivamente formuladas, disseminando conhecimentos
sobre as boas práticas e alertando quanto aos desafios emergentes.
O Brasil apresentou os seguintes
avanços nestas últimas duas décadas:
·
Acesso ao ensino
fundamental está quase universalizado, com 94,4% da população de 7 a 14 anos
incluídos nesse nível de ensino.
·
A proporção de
jovens na idade própria que se encontra no ensino médio é mais que o dobro da
existente em 1995, mostrando expressivo avanço no acesso à educação secundária.
·
Redução das taxas de
analfabetismo entre jovens e adultos.
·
Aumento no acesso ao
ensino superior.
Nessa linha, a UNESCO
pode ter papel singular, contribuindo para a harmonização das estatísticas
educacionais brasileiras e disseminando-as em escala mundial. Como país do E9 (grupo dos nove países mais
populosos do mundo), a contribuição da UNESCO parece ser de importância
particularmente crítica para o Brasil, pois o país ainda enfrenta problemas
para atingir a educação básica de qualidade para todos, a qual é essencial
para:
·
a erradicação da
pobreza,
·
a redução da
mortalidade infantil,
·
o controle do
crescimento populacional,
·
se atingir a
igualdade de gênero e
·
assegurar o
desenvolvimento sustentável, a paz e a democracia.
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