sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

sistema de informação

SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE SUS


ATENÇÃO BÁSICA


SISTEMAS DE INFORMAÇÃO


Atualmente se dispõe de um conjunto de sistemas nacionais de informação de interesse 
para a saúde, gerenciado por órgãos do Governo Federal.


A operacionalização destes sistemas (coleta de dados, alimentação dos sistemas) acontece nos municípios, que devem transferir os dados consolidados, numa periodicidade preestabelecida para cada sistema e pactuada nos instrumentos de gestão, ao nível de governo estadual, que por sua vez, da mesma maneira, transmite ao


Governo Federal.


A Lei Federal 8.080, de 1990, estabelece o papel das informações em saúde e a


formação dos Sistemas de Informação.


Principais Sistemas de Informação em Saúde de Base Nacional – Atenção Básica: SIM – Sistema de Informação sobre Mortalidade.


SINASC – Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos. 
SINAN – Sistema de Informação de Agravos de Notificação.


SISVAN – Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional. 
SIS API – Sistema de Avaliação de Doses Aplicadas de Vacinas.


SIS AIU – Sistema de Apuração de Imunobiológicos Utilizados. 
SIS EAPV – Sistema de Informação sobre Eventos Adversos Pós Vacinais.


SIAB – Sistema de Informação da Atenção Básica. 
SisHiperDia – Sistema de Informação do Plano de Reorganização da Atenção à


Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus. 
SISPRENATAL – Sistema de Informação do Programa de Humanização no Pré-natal e


Nascimento (PHPN). 
SIASUS – Sistema de Informação Ambulatorial do SUS.


SCNES/FCES – Sistema de Informação do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de 
Saúde


.


SISTEMA DE INFORMAÇÃO SOBRE MORTALIDADE: Os relatórios que o Sistema SIM permite acessar são de fundamental importância, para o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica, porque contém informações sobre as


características de pessoa, tempo e lugar, condições de óbito, assistência prestada ao 
paciente, causas básica e associada. Quando ocorrem óbitos naturais em domicílio, o médico assistente ou o Cartório de


Registro Civil devem providenciar o preenchimento da DO. Os casos de óbitos sem assistência médica, em via pública ou por causas acidentais ou 
violentas devem ser, encaminhados ao Serviço de Verificação de Óbito ou o Instituto


Médico Legal.


SISTEMA DE INFORMAÇÃO SOBRE NASCIDOS VIVOS:


O preenchimento da DN é feito nos estabelecimentos de saúde que realizam partos e 
nos Cartórios de Registro Civil para os partos domiciliares.


Os formulários da DN são distribuídos nacionalmente pelo Ministério da Saúde. 
Para cada nascido vivo deve ser preenchido uma DN. A 1ª via da DN é entregue aos


familiares para que levem ao Cartório de Registro Civil. 
No município de Florianópolis, as DN são recolhidas nos hospitais/maternidades, pelas


agentes do Programa Capital Criança, que remete uma via à Unidade Local de Saúde – 
ULS, para que a equipe de saúde acompanhe o recém-nascido e sua família.


Outra via é recolhida pelo Setor SINASC, no Capital Criança, para proceder os registros 
no Sistema.


Assim como no SIM, após a crítica, o processamento e a alimentação do banco de 
dados, as Secretarias os enviam ao Ministério da Saúde.


Como fonte de dados para conhecimento da situação de saúde, o SINASC contribui para 
obter informação sobre natalidade, morbidade e mortalidade infantil e materna e sobre


as características da atenção ao parto e ao recém-nascido. Essa informações são 
essenciais para a atenção integral a saúde da mulher e da criança e possibilitam a


adoção de medidas voltadas para o pleno desenvolvimento e crescimento infantil.


SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE AGRAVOS DE NOTIFICAÇÃO: 
O Sistema de Informação de Agravos e Notificação tem como finalidade a Vigilância Epidemiológica de determinados agravos. Em 1975, a lei que instituiu o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica também criou a obrigatoriedade da notificação compulsória de algumas doenças. O objetivo maior deste Sistema de Informações é o registro e o processamento dos dados sobre agravos de notificação em todo o território nacional, fornecendo informações para a análise do perfil de morbidade e contribuindo dessa forma, para a tomada de decisões em níveis municipal, estadual e federal. Formulários de entrada de dados: a) Cadastro individual de notificação → esta ficha é preenchida por qualquer profissional de saúde, a partir da suspeita clínica da ocorrência de algum agravo de notificação, e enviada aos serviços responsáveis pela Vigilância Epidemiológica


.


SISTEMA DE VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL:


Por definição, o SISVAN é um sistema que visa o acompanhamento do estado 
nutricional de um certo grupo populacional, interferindo sempre que necessário, para


evitar os agravos nutricionais. Os grupos populacionais prioritários para o acompanhamento, atualmente, são todas as 
crianças com idade entre 0 a 5 anos que freqüentam a rede municipal de saúde e todas


as gestantes que fazem o pré-natal na rede municipal de saúde.


SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DOSES APLICADAS DE VACINAS: 
Registra dados sobre doses de vacina aplicadas em serviços de rotina e em Campanhas de Vacinação. A sua implantação foi iniciada em 1993. Este Sistema permite realizar o acompanhamento e a avaliação da cobertura vacinal, tanto do município, como no Estado e no País.


SIAB – SISTEMA DE INFORMAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA 
Foi desenvolvido pelo DATASUS, em 1998, para coletar dados de produção, realizado pela equipe das Unidades de Saúde, e sistematizar dados coletados nas visitas às comunidades, realizadas pelos agentes comunitários de saúde, a pedido da equipe do COSAC – Coordenação de Saúde da Comunidade / Secretaria de Assistência a Saúde – Ministério da Saúde. A digitação da produção, para a alimentação do SIAB, é realizada no Setor de Informação.


A transferência de Recursos Financeiros do Ministério da Saúde, que depende da apresentação produção do SIAB, refere-se ao PACS - Programa de Agentes Comunitários de Saúde e PSF - Programa de Saúde da Família, inclusive o Programa de Saúde Bucal do PSF. 
Os instrumentos de coleta de dados do SIAB são: relatório PMA2, relatório SSA2, ficha D, ficha C, ficha B-GES, ficha B-HA, ficha B-DIA, ficha B-TB, ficha B-HAN.


O RELATÓRIO SSA2 é o Relatório da Situação de Saúde e Acompanhamento das famílias da área. É 
preenchido pelos agentes comunitários de saúde. O relatório SSA2 é utilizado para sistematizar os


dados coletados nas fichas B, C e D. 
Fichas B: ficha B-GES (gestante), ficha B-HA (hipertenso), ficha B-DIA (diabético), ficha B-TB (pessoas


com tuberculose), ficha B-HAN (pessoas com hanseníase). São fichas de cadastramento e 
acompanhamento mensal, do estado de saúde de pessoas com as seguintes situações: gestante,


hipertenso, diabético, pessoa com tuberculose e pessoa com hanseníase. As fichas B são utilizadas 
somente pelos agentes comunitários de saúde.


Ficha C: é utilizada para registrar o acompanhamento da criança. É a cópia do Cartão da Criança 
padronizado pelo Ministério da Saúde. É utilizada somente pelo agente comunitário de saúde. Ficha D: é utilizada para o registro diário dos procedimentos e atividades realizadas por todos por todos os profissionais da equipe de saúde. São registradas as visitas domiciliares e as reuniões na comunidade realizadas pelo agente comunitário de saúde. A Ficha D apresenta campos, para registrar a produção individual dos demais integrantes da equipe de saúde. Quanto ao registro das atividades de saúde bucal, atualmente, a ficha D, registra, somente, os procedimentos coletivos de odontologia e a visita domiciliar realizada pelo odontólogo.


O relatório PMA2 é o Relatório de Produção e Marcadores para Avaliação. O


relatório PMA2 é utilizado para sistematizar as fichas D de todos os 
profissionais da equipe de saúde, inclusive a ficha D dos agentes comunitários de saúde.


As fichas do SIAB que devem ser enviadas ao Setor de Informação, para 
digitação de dados da produção mensal, são: relatório PMA2 e relatório


SSA2.


SISPRENATAL – Sistema de Informação do Programa de Humanização no 
Pré-natal e Nascimento (PHPN)


Foi criado pelo DATASUS, em 2001, para coletar dados de consulta pré-natal (inclusive dos exames realizados e vacinas) e consulta do puerpério realizados nas


Unidades de Saúde municipais. O registro do parto é realizado na Maternidade. É o 
SIS do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimentos do Ministério da


Saúde (PHPN).


A Transferência de Recursos Financeiros do Ministério da Saúde que depende da apresentação da produção do SISPRENATAL é referente ao Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimentos do Ministério da Saúde. Este é um Recurso


Financeiro Extra-Teto, que é repassado, conforme produção apresentada.


SisHiperDia – Sistema de Informação do Plano de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus


Foi criado pelo DATASUS, em 2002, para cadastrar as pessoas usuárias do


SUS que têm hipertensão, diabetes, ou hipertensão e diabetes, afim de garantir a 
disponibilização dos medicamentos, fornecidos pelo Ministério da Saúde, para o


tratamento dessas doenças.

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